dezembro 21, 2011

Jogos Vorazes, de Suzanne Collins

Jogos VorazesJogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco

Resenha:
Eu queria ler esse livro a trocentos anos atrás, mas só agora tive a oportunidade *cof cof*. Esperava muito dele, e não me desapontei em nada! N-a-d-a!

A América do Norte não existe mais. Esse continente se tornou uma nação chamada Panem, na qual é dividida em 12 distritos (na verdade, erma 13, mas o 13º foi destruído), e é comandada pela rigorosa Capital. Mas não é nada como a antiga América do Norte. A maioria dos povos vivem numa pobreza imensa, onde têm que caçar e trabalhar muito para poder sobreviver, sem se dar aos luxos. Pros habitantes seguirem à risca o que é dito pela Capital, todo ano tem uma edição dos Jogos Vorazes, que ao pé da letra, é um BBB voraz (pra vocês terem uma ideia, e ignorem meu trocadilho PÉSSIMO :P). Nesses jogos, dois jovens de 12 a 18 anos, um menino e uma menina, são "sorteados" como tributos. Depois de várias preparações, vão para uma arena, onde têm de matar um ao outro, e o único que sobreviver, é o grande vencedor.

Antes de eu falar umas coisinhas, deixa eu explicar: a cada ano, esses jovens de 12 a 18 anos fazem sua inscrição obrigatória nos Jogos Vorazes. Aos 12 anos, é somente um papelzinho com seu nome. Aos 13, são 2, até que aos 18 são 7 papelzinhos com seu nome, para ser sorteado. Mas podem ter mais, se você fizer tésseras, que são a troca mais um papelzinho de inscrição, por alguns grãos e óleos para sua família.

SPOILER ALERT. Embora nem seja tão spoiler assim, já que essa trilogia é cheia dos spoilers nas próprias sinopses. Anyway:
O livro é narrado por Katniss Everdeen, uma adolescente do Distrito 12, que após sua pequenina irmã Prim ter sido sorteada (o que foi pura falta de sorte, pois Prim só tinha um papelzinho de inscrição), se candidata a tributo, livrando a pele de sua irmã. A hora que eu vi, que o livro tinha mais narrativa do que diálogo, minha cara foi mais ou menos assim =/, mas ao desenrolar da leitura, vi que não era aquela narrativa chata, insuportável, que você praticamente se arrasta pelo livro. Não! A narrativa da Katniss, apesar de ser bem descritiva, flui super bem. A Katniss é super madura, e por mais que eu fique com raiva dela por um motivo... that's ok porque isso geralmente acontece com todos os livros (no fundinho você sempre vai ter raiva de algum personagem de livro, isso é lei!).

Enfim. O Peeta, personagem pelo qual prefiro não me aprofundar e deixo pra vocês lerem o livro e se apaixonarem por ele também, É SUPER-DUPER-CUTE! Awwwwwwwn, vemk, Peeta! <3

O livro, como vocês podem ter percebido quando eu falei que a América do Norte não existe mais, é uma distopia. Eu nunca havia lido livros com distopia, mas posso dizer que acertei na escolha da leitura, na prova do "gênero". Foi um dos melhores livros que li esse ano, e é MUST-READ! Leiam logo, e por favor, leiam antes de ver o filme! (o qual já estou ansiando. Quer prova? Hoje mesmo assisti o trailer umas 10x).

Classificação

10 comentários:

Daniela Tiemi disse...

Ah, tb amoooo este livro!
Peeta é minha paixão!
=0)

Bjo.
www.livrosfilmesemusicas.com.br

Thais Priscilla disse...

Ain *suspira* nem sei o que falar mais.. de tanto que amo esse livro. Acho que de toda a série o que mais adoro é esse então acho que é o único que terei coragem de reler :)
Adorei sua resenha. Também adoro o Peeta mas no início também curtia o Gale, só virei team Peeta mesmo depois do terceiro livro. De qualquer jeito, leia logo Em chamas porque também é bom demais.

Beijos,
Thais P.
http://thaypriscilla.blogspot.com

Marcelo Lima disse...

credo como assim vc pensa uma coisa dessas ? rs THE GREAT BOOK ! haha otima resenha!

Kris Wannieg disse...

Puxa, só eu nao achei esse livro tudo isso e achei que o Peeta muito idiota?

Vai ver porque eu li trocentas resenhas falando bem, vai ver porque minha expectativa estava altissima. Mas o livro é bom, nao mais do que isso

Anyway, vou ler os outros dois no próximo ano, mas nao achei ele isso tudo.

Té mais...
http://bmeloescrt.blogspot.com/

Marco Antonio disse...

Boa noite.

Essa é uma série que eu quero muito ler, estou muito curioso...abçs.

http://devoradordeletras.blogspot.com/

Anônimo disse...

Só eu que sou apaixonada pelo Gale? hahaha Amo esse livro demais, é muito bom!

Arizzonia Perks disse...

Eu não achei o livro essa "coca-cola toda" como dizem, descobri ele em algumas postagens do Tumblr. Ao meu ver, esse livro é ótimo, e realmente prende o leitor em cada página, porém seu defeito foi a falta de descrição em alguns pontos, por exemplo, com Cinna, a única coisa que se fala sobre ele é que sempre utiliza um delineador dourado metálico nos olhos, isso me deixou co m um pé atrás.
Outro ponto que quero ressaltar, é uma falha, o romance fajuto entre Katniss e Peeta, isso considero desnecessário, o que levou um certo spoiler para o final do livro. E o chove-não-molha entre Catnip e Gale, tudo achei que não precisava ter acontecido. Collins falhou nesses quesitos, mas como disse ai em cima, o livro é ótimo, porém não chega a ser algo que pudesse chegar e dizer "Jogos Vorazes, eu amo Jogos Vorazes".
Tirando isso, considero a trilogia ótima, bem arquitetada e cheia de pequenas intrigas.
Isso tudo é baseado apenas no que eu acho, cada um possui seu gosto e seu estilo preferido.
E que venham as pedradas

Thatah disse...

Jogos vorazes foi a melhor distopia que eu li! Indico pra todo mundo, e ja contagiei varias pessoas com meu amor pela serie <3 O Peeta é fofo mas fiquei com um pé atras com ele, igual a Katniss! E que final triste pra ele ne, deu pena, ele todo apaixonado e a katniss nem ai HAHAHA

Maccky disse...

Me lembro ate hoje de quando li JV pela primeira vez... Devorei o livro de tao bom que eh. <33
E se tornou um dos favoritos da minha estante. ^^
Simplesmente perfeito. E Peeta OMG eu amo o Peeta. <333

Djéssica disse...

Ouvi falar muito desse livro, e bem xD
Tenho um livreto dele, mas ainda não li. To querendo ler ele, já está na minha lista xD
Ótima resenha, bem explicativa, e nem considerei aquilo bem um spoiler. Desde de que não conte fatos principais da história, segredos, ou o final, pra mim ta bom xD

Postar um comentário

Oi! Comente o que realmente achou do post, fico muito feliz com comentários!